Provavelmente, assim como uma grande parcela da população, já tenha ouvido falar sobre certificado digital, mas não sabe o que é e nem para que serve.

 

De maneira simples, essa ferramenta é como se fosse uma identidade eletrônica, que possibilita à pessoa físicas ou jurídicas, sua identificação virtual.

 

Logo, a assinatura de documentos pode ser realizada mesmo à distância, possuindo o mesmo valor jurídico da versão física, ou seja, em papel.

 

Entretanto,diferentemente do documento físico, para o certificado digital que pode sere-cpfou e-cnpj, não é exigido o reconhecimento de firma em cartório.

 

Quer saber como o certificado digital para pessoa pode agregar mais praticidade na sua rotina, quer seja na sua vida profissional ou empresarial? agendar certificado digital AGORA MESMO!

Certificado digital: de que forma a identidade do usuário é comprovada e preservada

 

As medidas de segurança tomadas para promover maior segurança ao certificado gentil, derrubam qualquer medo que um usuário possa apresentar antes de decidir-se pelo uso dessa ferramenta.

 

Visto que, todo o procedimento é realizado de maneira legal, preservando da melhor maneira suas informações.

 

Para garantir a inviolabilidade das informações do usuário, são disponibilizadas duas chaves criptografadas, que nunca se repetem:

 

  • Chave privada: criptografa os dados da pessoa ou empresa, atestando sua identidade, tanto para a utilização do sistema, bem como para a assinatura do documento eletrônico.

 

Por esse motivo,  o conhecimento dessa chave fica reservado somente à pessoa que a gerou.

 

  • Chave pública: é compartilhada apenas com o responsável por decodificar a criptografia dos dados que asseguram a identidade, a fim de que seja aceita e reconhecida, esta chave não é tão pública como alguns imaginam.

 

Vale destacar que para que a chave pública possa ser utilizada, deve atuar em parceria com a chave privada.

 

Assim sendo, o certificado digital para ter sua assinatura validada, precisa estar vinculado a um arquivo eletrônico, que ofereça os dados sobre a pessoa ou empresa, assegurando que a mesma foi feita pelo seu titular legal.

 

Então, qual a utilidade do certificado digital?

 

Conforme já citado, o certificado digital possibilita a assinatura digital de documentos e ainda a chance de acessar sistemas eletrônicos restritos do governo, como INSS e Receita Federal.

 

Outra grande vantagem do certificado digital e-cnpjé a possibilidade de realizar a comprovação da identidade em sistemas virtuais integrados,  executando atividades profissionais das mais diversas áreas.

 

Para exemplificar, listamos algumas situações em que o certificado digital pode ser usado, confira:

Assinatura de documentos digitais

 

Com certeza, a maior vantagem do certificado digital pessoa física  é possibilitar a assinatura eletrônica de um documento, possuindo o mesmo valor legal da sua versão física.

 

Proporcionando assim, uma economia significativa de insumos, já que o uso do papel e da tinta usada para a impressão são desnecessários.

 

Lembrando ainda, a comodidade que essa ferramenta oferece ao usuário, já que a assinatura pode ser feita de qualquer lugar, não exigindo que o mesmo tenha que se deslocar até um cartório para solicitar o reconhecimento de firma.

Acesso a sistemas com restrição de dados

 

Geralmente, os órgãos governamentais exigem a confirmação da identidade do usuário para que o acesso aos dados seja liberado, a partir de então é que pode ser feito o envio, recebimento ou alteração de informações no sistema.

 

Por isso, não há como negar que o certificado digital permite ao usuário:

 

  • Maior rapidez nos processos;
  • Comodidade;
  • Segurança.

Conclusão

 

Certamente, o advento da tecnologia, ao apresentar  ocertificado digital tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas, permite que os processos de forma mais ágil e com maior comodidade, tornando-se uma solução bastante inovadora

 

Sendo assim, agora que já faz parte do seu conhecimento a importância que o certificado digital representa para quem faz uso dessa ferramenta.

 

Que oferece todasegurança que os usuários precisam para lidar com a assinatura, envio e recebimento de documentos sigilosos de qualquer lugar que ele esteja.

 

Para isso, é aconselhável o auxílio de profissionais especializados, para que todo processo aconteça da melhor maneira.